FREDERICO MONTEIRO

Siemens Portugal @

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (2012) e a concluir o Mestrado em Engenharia Civil pela mesma instituição (2017), detentor de certificação em comissionamento de Controladores de Tráfego e Engenharia de Tráfego pela Siemens A.G.

É actualmente e desde Maio de 2015 responsável pela unidade de Engenharia de Tráfego e configuração de equipamentos na equipa da Siemens Portugal que engloba as soluções para a mobilidade rodoviária – Intelligent Traffic Systems. Presta suporte e dimensiona soluções para os mercados de Portugal, Angola e Moçambique, contando com importantes clientes como as cidades de Lisboa, Porto e Vilamoura em Portugal, e Luanda e Malanje em Angola. Já participou em mais de 20 projetos que tenham envolvido tarefas de engenharia de tráfego aplicada, desde configuração e comissionamento de interseções a definição de planos estratégicos de mobilidade integrada.
No decorrer do percurso académico, foi sempre desafiado por estudos de tráfego e mobilidade integrada, sendo que o seu tema de tese de Mestrado incidiu sobre o impacto da alteração da Rotunda do Marquês, trabalho que contemplou análise viária, mobilidade integrada (rotunda/túnel) e aplicação por micro-simulação.