BEM VINDOS AO SMARTFUNCHAL’17

O Funchal organiza este congresso no ano internacional do Turismo Sustentável porque, apesar de sermos uma cidade com mais de 200 anos de experiência turística e reputação internacional, os tempos exigem que andemos mais à frente e a Economia é marcada pela inovação. As smart cities e as novas tecnologias são, por isso, um campo claro onde podemos progredir, partindo do nosso turismo tradicional, e dos seus alicerces num passado de sucesso, para projetar o Futuro e para sermos competitivos em termos de Futuro.

O objetivo do Funchal é continuar a ser o catalisador do que é o Turismo na Região. A nossa aposta nesta cimeira é, assim, o repto a que o destino Funchal se adapte aos novos tempos, porque as cidades inteligentes já não são uma moda, são uma realidade e temos de saber usar as ferramentas que são as tecnologias emergentes para conseguir promover a cidade a nível turístico, fazendo com que o nosso destino tenha um valor acrescido. Este é um passo significante em termos da nossa economia do conhecimento e vai-nos ajudar a conhecer a fundo o mercado turístico em que nos movemos, bem como tirar ilações de que experiências podemos continuar a criar para os nossos turistas, porque somos um destino de experiências.

Na nossa Estratégia Municipal de Turismo, publicada no ano passado, constava isso mesmo, bem como a convicção de que os destinos têm de ser inteligentes e de que é inevitável que o Turismo se adapte às novas tecnologias, despoletando novas experiências a partir daí. Queremos, desta forma, trazer ideias, experiências e conhecimentos, e juntar cidadãos, empresas e políticos nesta discussão, mas queremos, acima de tudo, que daqui saiam ações consequentes para o futuro do Funchal. Temos de estar virados para o Futuro e o Futuro são as Cidades Inteligentes.

PAULO CAFÔFO

(Presidente da Câmara Municipal do Funchal)

Partilhe este post!